CONECTADO AO PAI
Se liga meu!
Esta é uma gíria muito usada pelos adolescentes mesmo antes de inventarem a internet, nos anos sessenta quando um hippie estava viajando nas drogas usava a gíria:To ligado meu.
Estar ligado significa estar por dentro da onda estar atualizado, estar desligado significa ser antigo, estar desatualizado, ser careta.
O adolescente sempre está ligado. Seu pai, que é um coroa e esta fora da moda, está desligado. Geralmente o adolescente não esta ligado na do pai. Daí o chamado choque de gerações. Na infância e na pré-adolescência a criança geralmente é ligada aos pais, quando começa a adolescência ela é tentada a desligar-se de seus pais, é uma fase de auto-afirmação, de independência e de formação de caráter, o adolescente sente necessidade de ter suas próprias opiniões e de tomar suas próprias decisões.
Ele sente porem que não pode fazer isso, pois está ligado ao pai, ele lhe deve obediência, e depende dele em tudo, principalmente financeiramente. Seu mundo é bem diferente do mundo de seu pai. Seu pai casou-se com sua mãe há vinte anos atrás, seu pai foi adolescente há trinta anos passados, quando não havia internet, quando o mundo não estava globalizado, quando não se ficava e não se usava camisinha. São mundos diferentes.
O mundo atual e o mundo do passado. Quando ele toma consciência disto ele começa a olhar seu pai, não mais como seu herói, e sim como um careta. Alguém que vai impedí-lo de se ligar no mundo globalizado. Alguns adolescentes esperam até a juventude para ter coragem de romper, de cair a fixa e o rompimento se dá com seus pais não na adolescência, mas na juventude, nos seus dezoito ou vinte anos de idade.
Os jovens e os adolescentes são carentes emocionalmente, por isso nesta idade é importante o companheirismo. Os adolescentes andam em bandos e desenvolvem grandes amizades e paixões desenfreadas. Os pais perdem seus filhos geralmente na adolescência, quando o Choque de gerações se dá e acontece o rompimento, o adolescente ou o jovem se desconecta de seu pai. Pais sábios e ligados podem evitar este desligamento através do amor incondicional e da aceitação de seu filho adolescente.