English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 29 de julho de 2013

O COLECIONADOR DE DIAS

Temos uma compulsão para colecionar. Parece que temos dificuldade de nos desfazer daquelas coisas que fizeram, de alguma forma, parte do sentido que a vida nos teve num determinado momento. Uns têm sótãos cheios; outros, álbuns; outros, a garagem cheia de carros antigos. Vovó sempre dizia: "quem guarda tem".

Insegurança? Avareza? Espírito empoeirado? Não sei. Depende do papel que essas coisas desempenham em nossas vidas. Elas podem nos tornar avarentos, saudosistas, retrógrados ou sábios.

O salmista nos fala de um colecionador de dias. Pede a Deus que possa relacionar-se com seus dias de tal forma que eles o façam melhor à medida que o tempo passa. Como pode ser isso?

O colecionador de dias pode ser um pródigo néscio: gasta tudo o que tem, sem priorizar importâncias e valores. Acaba trocando o importante pelo urgente. Ele nunca tem tempo para nada e sempre é surpreendido pelo relógio. E o que é pior: no final do ano, descobre que nada fez de importante.

Por outro lado, o colecionador de dias pode ser um sábio, quando conhece cada figurinha de sua coleção, bem como seu valor; quando aprende com as lições de seus dias, não precisando cair de novo no mesmo erro; quando aprende a viver cada dia como se fosse único; quando preza seus dias, mas sem avareza, sendo capaz de gastá-los também em folguedos.

O colecionador de dias é um sábio quando seu álbum não revela muitos espaços vazios ou uma capa cheia de inúteis duplicatas.

Retirado de "Devocionais Para Todas as Estações" (Editora Ultimato, 2005).

quinta-feira, 4 de abril de 2013

LEVANTE-SE!

Quando você tem a confiança para se levantar de conde caiu, não existe mais a necessidade de ficar paralisado pelo medo de se cair novamente. Mesmo com as próximas falhas, tudo o que você precisa é dar um passo à frente rumo à sua realização.   Gordon Merchant
S ão muitas as coisas nesta vida que podem levá-lo ao chão. Não existe contudo coisa alguma que possa detê-lo, bastando tão-somente que você esteja determinado e comprometido no propósito de prosseguir se levantando, quantas vezes forem necessárias. Uma vida bem-sucedida pertence àqueles capazes de suportar grandes desapontamentos, mas sempre dispostos a permanecer positivos e comprometidos em sua decisão de alcançar seus alvos, apesar de quedas eventuais. 

A maneira de criar fortes músculos é levantar pesos cada vez mais pesados. Assim como acontece aos músculos, a força necessária para a concretização dos seus sonhos e realizações lhe virá quando você rapidamente passar a se erguer do chão, toda vez que cair. Tente nunca esquecer que desapontamentos não são desapontamentos. Eles são apenas experiências que têm um poder incrível de fortalecer a vontade e a determinação. 

Todas as pessoas sabem o que é exprimentar desapontamentos. O próprio Deus nos afirma que neste mundo enfrentaríamos muita tribulação; mas que teríamos de ter bom ânimo. Não há, portanto, nada de novo com desapontamentos. Na verdade os vencedores são aqueles que reconhecem seus despontamentos, mas se recusam a encará-los como resultado final. Levante-se, pois, porque o melhor ainda está por acontecer!

Para Meditação:
Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos.  2 Coríntios 4:9-10
 

segunda-feira, 25 de março de 2013

Pureza, O Grande desafio



"Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e mais branco do que a neve serei" (Sl 51:7).
Hoje em dia se guardar em santidade é um grande desafio. Num mundo tão liberalista, onde tudo é tão banalizado, a pureza parece ser apenas uma história dos antigos e não uma experiência ou uma escolha de vida.

Enfrentamos um grande apelo do mundo para ceder aos impulsos do pecado, e o que mais tem atingido a vida espiritual dos jovens é a questão da sexualidade, junto com o falso moralismo e a libertinagem.

Me pergunto: Será que não há mais pureza em nosso meio? Será que temos nos deixado vencer pelo "modernismo" e liberalismo desse mundo?

Muitas vezes é até um tanto vergonhoso falar sobre Pureza. Acredito que muitos já tenham se sentido um tanto constrangido em falar sobre sua escolha de ESPERAR, parece que você é um ser do outro mundo, isso quando não duvidam de você.

Nas igrejas também tem se evitado falar e ensinar sobre o assunto, alguns líderes parece que tem preferido esquecer. E por que? Por medo de ir contra a modernidade do século? Ou medo de perder "seguidores" por negar o pecado e pregar os mandamentos de Deus?

Como já vimos aqui "o palco que temos hoje no mundo é de depravação, lascívia e luxuria em tudo que nos rodeia". E essa falta de orientação só tem formado jovens com ideias erradas a respeito das normas e doutrinas da Igreja. Abrindo o caminho, para a "cultura secular" se instalar em suas mentes. Formando conceitos de que a Igreja é preconceituosa, antiquada, controladora, etc.

Quando tratamos de pureza apenas nos vem a questão sexual, mas não é no que quero me atentar no momento, a pureza vai além disso. Ser puro significa ser livre de toda mácula da lascívia, em todos os nossos atos. Ou seja abstenção de todos os atos e pensamentos que incitam desejos imorais. "O domínio próprio sobre qualquer atividade que contamina a pureza da pessoa diante de Deus".

A impureza não é só uma questão sexual, a impureza também está na corrupção, na mentira, na desonestidade, nos maus pensamentos entre outras obras da carne (Gl 5:19-21).

Uma das principais necessidades de ter comunhão, intimidade, com Deus, é a Pureza. Em Sl 23:3-4 diz que só quem for puro de coração poderá ver ao Senhor, poderá se achegar ao Seu santo lugar. Mais um vez digo: A pureza começa em nosso coração! (Mt 5:8) Quando temos um coração puro, teremos também uma mente pura e assim consequentemente nossos atos e pensamentos também serão puros. Nosso exterior só reflete aquilo que somos por dentro e como diz em Tito 1:15 "Para os puros, todas as coisas são puras...".

O que é ter um coração puro? É ter um coração que anseia, deseja apenas uma coisa, Deus! Ou seja, O busca incansavelmente, busca realizar somente a Sua vontade e agradá-lO em todo instante. Pureza de coração é uma conquista, exige esforço e disciplina. É resultado de submissão e aprendizado.

"Um coração puro está ligado a uma mente pura que apresenta uma perfeita unidade entre pensar e agir". Mente pura gera pensamentos puros, e isso só é possível quando estamos conectados 24h por dia com Deus. Como diz em Colossenses 3:2 "Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas". Sim, não é fácil controlar nossos pensamentos, mas com um coração puro, é natural que nosso pensar esteja em "...tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama..." (Fp 4:8).

Com um coração puro, uma mente pura, nossos atos não serão estimulados pela imoralidade, pela libertinagem, pelas transgressões. As paixões desse mundo não nos atrairão. Teremos atitudes que glorifiquem a Deus, que honrem o Seu nome. Uma vida da maneira que Deus quer! Nosso semblante refletirá a Glória e a Santidade de Deus.

Não é uma caminhada fácil, mas não é impossível! Que Deus nos conduza à pureza de coração! Que guarde as nossas mentes e nos torne puros. Que não sejamos pedra de tropeço para as pessoas mas sim exemplos de que é possível sim, uma vida pura e irrepreensível diante do Senhor!

Não se esqueça: "Fuja também das paixões da mocidade; e siga a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor!" (2 Tm 2:22)

http://arte-e-adoracao.blogspot.com.br/2012/12/pureza.html
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...